O PODER DO STORYTELLING NA CONEXÃO COM AS PESSOAS

Otavio Dias
2 min readMar 16, 2021

--

O seriado “This is Us” é um fenômeno de audiência nos Estados Unidos e vem ganhando muitos fãs no Brasil. O motivo? Mostrar a vida como ela é, com pessoas imperfeitas, seus problemas, seus medos, inseguranças e vulnerabilidades — demonstrando, ainda, como os eventos do passado impactam significativamente o presente.

Já em sua 5ª temporada, a série continua fazendo sucesso porque o público se identifica de maneira única com a forma como ela é contada, numa narrativa profunda e destemida sobre o passado e o presente da família Pearson, que se intercalam de um jeito absolutamente envolvente.

Se por um lado a sociedade atual está cada vez mais cética e desconfiada das “vidas perfeitas” que as pessoas insistem em “vender” nas suas mídias sociais, “This is Us” apresenta a vida como ela é, despertando a empatia e tocando os nossos corações.

Valorize as Emoções

Há uma linha muito tênue entre o conteúdo emocional de alto impacto e clichês e narrativas sentimentais. “This is Us” preenche a necessidade emocional da sociedade atual. E lembra as pessoas — a todo momento — que, apesar das lutas que todos enfrentamos, podemos nos levantar e vencer.

Para quem quer aprender a contar uma boa história, esta é uma série imperdível. Confira a seguir alguns ensinamentos de “This is Us” que se aplicam a toda e qualquer storytelling.

Não tenha medo de inovar. “This is Us” quebra muitas regras: salta para a frente e para trás no tempo, deixando os personagens principais de lado durante episódios inteiros. Mistura ficção e realidade ao trazer personalidades reais para a narrativa, como Sylvester Stallone.

Tenha sempre algum mistério a ser desvendado. Você nunca sabe o que vai acontecer num episódio “This is Us”. A capacidade de gerar expectativa de um episódio para o outro e, principalmente, de surpreender a audiência com revelações inesperadas certamente vem contribuindo para fidelizar a audiência e fazer da série um dos maiores hits da TV.

Na primeira temporada, a audiência média foi de 14,7 milhões de telespectadores por episódio. “This Is Us” já recebeu 16 prêmios importantes, inclusive um Emmy de Melhor Ator em 2017 e um Globo de Ouro na mesma categoria neste ano, ambos para Sterling K. Brown, e o de Melhor Elenco no último SAG Awards.

Os novos episódios de “This is Us” estreiam na FoxPlay (foxplay.com) e depois são também disponibilizados na Amazon Prime (primevideo.com).

--

--

Otavio Dias

Sou empreendedor do mercado de comunicação. Minha primeira agência foi a Zest, vendida para Grey/WPP. Minha agência atual é a REPENSE (repense.com.br).