Otavio Dias
2 min readNov 23, 2020

--

Empreendedor: a empatia é transformadora.

Neste momento, existem milhões de empreendedores no mundo inteiro sentindo exatamente o que você está sentindo: preocupação, ansiedade, medo.

Todos estamos passando noites em claro, pensando no que devemos fazer (ou não fazer) para atravessar esta fase que ainda não sabemos quanto tempo vai durar.

Em tempos de home office e isolamento social, compartilho abaixo 5 práticas que têm me ajudado muito e, acredito, possa ajudar outros empreendedores.

Não deixe o medo lhe paralisar, movimente o seu negócio de qualquer jeito.

É a hora de sermos ágeis e proativos. Seu negócio ainda está com uma presença tímida na internet? Então, é o momento de dar uma guinada. Seu banco de dados de clientes está desorganizado? Aproveite para investir nesta construção e atualização. Tire aquela nova ideia de produto, serviço ou canal de vendas do papel. Faça-se presente e seja o mais ágil e mais útil possível para seus clientes.

Mantenha-se informado, mas não seja “abduzido” pelas más notícias.

Você não precisa e nem deve ler ou assistir todos os jornais. Defina um horário no dia para se informar e dê um jeito de incorporar também outros conteúdos positivos e enriquecedores na sua rotina. Um livro novo que pode lhe trazer um insight. Uma palestra que possa lhe ajudar emocionalmente. Um curso que possa lhe fazer evoluir pessoal ou profissionalmente.

Priorize a atividade física.

Consciente ou inconscientemente, o nível de ansiedade e stress que estamos atravessando é alto. O isolamento social não impede que você acorde cedo e faça ao menos uma caminhada. Ao se exercitar, você libera endorfina e se sente mais aliviado e relaxado.

Cuide da sua saúde emocional.

Como gestor ou empreendedor, somos responsáveis por decisões muitas vezes solitárias que impactam a vida de muita gente. Esta é uma boa hora para investir numa terapia ou, no mínimo, para conversar e desabar com aqueles amigos que podem lhe aconselhar. Por telefone ou videoconferência, mantenha contato com quem possa lhe confortar e apoiar.

Pense nas outras pessoas e negócios e não apenas em si mesmo e na sua empresa.

Existem pessoas em situações muito mais difíceis do que a sua. Solidarize-se com elas. Dê um conselho para quem precisa. Promova conexões entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar. Faça uma doação para organizações que estão apoiando os mais desassistidos.

É hora de sermos mais empáticos do que nunca, com nossos familiares, amigos, clientes, colaboradores e parceiros.

E não tenha dúvida: quanto mais nos sentirmos úteis, solidários e conectados uns aos outros, melhor atravessaremos esta fase.

--

--

Otavio Dias

Sou empreendedor do mercado de comunicação. Minha primeira agência foi a Zest, vendida para Grey/WPP. Minha agência atual é a REPENSE (repense.com.br).